O que significa a palavra ETAR? Estação de Tratamento de Águas Residuais
As diferentes fases que a água faz até chegar limpa ao nosso copo:
Primeira fase- Nesta fase as águas brutas (esgotos ou águas residuais), produzidas pela população, são admitidas na ETAR , através de uma grade automática, são filtrados os resíduos sólidos de maior dimensão. Estes são descarregados para um contentor de armazenagem e enviados para um aterro sanitário. Já sem sólidos a água residual passa por unidades de tratamento: desarenador, desengordurador, de forma a remover as areias e as gorduras.
Segunda fase- A segunda fase desenvolve-se em decantadores primários. Aqui são separadas a parte líquida e a parte sólida em suspensão, que resistiram ao pré-tratamento. A água residual é filtrada e são adicionados floculantes de forma a acelerar a agregação das partículas e a sua decantação. Estas acumulam-se no fundo do tanque, enquanto que a parte líquida se escoa junto à superfície
Terceira fase- A terceira fase efectua-se nos tanques de arejamento. A adição de oxigénio e micro-organismos ajudam a decompor as impurezas que ainda permanecem na água residual e vão transformá-las em lamas, que se acumulam no fundo de um gigantesco recipiente, permitindo uma terceira filtragem.
Quarta fase- Finalmente, na quarta fase, a água residual é submetida a uma desinfecção efectuada por meio de radiação ultravioleta, de modo a eliminar por completo os micro-organismos que possam ainda existir, tornando-a mais pura. Posteriormente, efetua-se a sua descarga para o exterior.
Sem comentários:
Enviar um comentário